Decoração em estilo industrial

Muito utilizado nos últimos anos, a decoração em estilo industrial tem sido uma das tendências mais comuns em residências e comércios.

Mas, esse estilo de ambiente não é uma moda atual. Já que, em meados dos anos 70, em Nova York, tornou-se muito comum morar em galpões antigos, fábricas velhas e lofts.

Assim, nesse momento, foi criada a decoração industrial e se engana quem acha que somente salas ou ambientes integrados podem utilizar deles.

A mágica é que qualquer ambiente em sua casa – ou comércio – pode ser adaptado para receber essa decoração.

Então, se você quer entender mais como o estilo industrial dominou a decoração nos últimos anos, como ele pode ser adaptado e usado em qualquer cômodo, esse artigo é para você.

Mas, para começo de conversa, esteja preparado para algumas mudanças e adaptações em seu espaço.

Afinal, é uma mudança muito grande no ambiente, criando uma nova casa para sua edificação.

Além disso, a transformação não pode acontecer do dia para a noite, já que existem mudanças no ambiente e em decorações ao mesmo tempo.

Então, prepare o ambiente e anote as dicas para transformar sua edificação.

Como surgiu a decoração industrial?

Caracterizada por ambientes amplos, sem divisões, com grandes janelas e tubulações aparecendo, esse tipo de decoração remete aos galpões muito utilizados 

A tendência apareceu forte nos anos de 2019 e 2020, transformando ambientes já conhecidos – como lojas e restaurantes – em ambientes diferentes, inspirados em galpões americanos.

Assim, a decoração em estilo industrial segue um padrão estético muito próprio, direcionado para aproveitamento de espaços de forma diferente.

Isso pelo fato que o estilo industrial teve a origem em barracões e fábricas nos anos 50 e 60, nos Estados Unidos.

Com a crise, muitas fábricas, galpões e indústrias ficaram abandonados, muitas vezes em localizações nobres ou próximas aos grandes centros.

Por isso, algumas pessoas começaram a ocupar esses espaços abandonados, transformando em moradia. 

E, assim, o estilo industrial foi ficando mais conhecido e aceito pelas pessoas. Afinal, até mesmo em filmes sempre remetem a decoração aos personagens que são envolvidos com artes plásticas ou os “solteirões” que moram em grandes apartamentos.

E quais as características da decoração industrial?

A decoração industrial tem um estilo muito próprio, podendo ser adaptado em qualquer ambiente.

Então, para você transformar seu ambiente é preciso que você faça a adaptação do ambiente para o estilo industrial.

Para preparar o ambiente então, conheça as características:

  • tijolos e cimentos aparecendo;
  • tubulação nas paredes;
  • elementos estruturais;
  • janelas grandes;
  • ambientes integrados;
  • cores sóbrias;
  • iluminação;
  • móveis e decoração similares.

Agora que você conhece as características, explicaremos melhor como cada uma delas funciona e porque elas devem ser feitas para adaptar sua edificação ou cômodo.

Tijolos e cimento aparecendo

Esses dois itens são importantes para você preservar a essência do estilo industrial. 

Isso se dá pelo fato que, no começo da tendência, as moradias eram feitas em galpões e indústrias. Ou seja, nesses lugares os ambientes já estavam com tijolos à mostra, além de possuírem chãos e paredes de cimento.

Assim, esses dois elementos são clássicos no estilo industrial. Outra opção para esse elemento, se você não quiser o cimento à mostra, você pode apostar em paredes descascadas.

Tubulação nas paredes

A tubulação é algo muito especial e sempre está presente na decoração industrial. Quando se é pensado nesse estilo, sempre vem a imagem de tubulação aparente nas paredes.

Assim, essas tubulações são usadas para ambientar cabos de iluminação e pontos de tomadas, trazendo um charme aos itens que devem ficar aparecendo.

Então, saiba que será normal tubulações aparentes nos ambientes.

Elementos estruturais

Nesse estilo de decoração, você pode ter elementos como vigas e tetos sem forro aparecendo no ambiente.

Assim, como a ideia do estilo industrial é a integração de ambientes, esses itens fazem parte do estilo e da transformação do ambiente.

Saiba também que somado à tubulação e ao tijolo à mostra, os elementos estruturais podem ser adaptados para trazer um ar de sofisticação ao ambiente.

Janelas grandes

Mais um dos elementos que são partes clássicas no estilo industrial.

As janelas grandes eram usadas nos galpões e fábricas e, desse modo, ficaram para os lofts e casas.

Assim, a grande valorização da iluminação natural acontece, trazendo uma economia no uso de luzes e também na circulação de ar do ambiente.

Cores sóbrias

Brancos, cinzas e pretos são as cores mais comuns que você verá em paredes, tetos e chão. 

Além disso, essas cores podem ser adaptadas na decoração, com cores terrosas – como madeira e tijolos. Cores fortes – como azul e amarelo – podem ser usadas para formar o contraste na decoração.

Iluminação

As luzes são fundamentais no estilo industrial. Assim, é importante que você tenha uma iluminação que auxilie a transformar o ambiente em algo funcional e aconchegante. 

Além disso, o uso de neon e cores fortes – luzes mais amareladas – são recomendados para gerar um destaque em ambientes ou decoração.

Móveis e decorações

Como os ambientes são integrados e tem mais elementos à mostra, é comum que a decoração e os móveis sejam grandes e de cores fortes.

Assim, sofás, tapetes e quadros serão elementos importantes na decoração do ambiente.

Então, você deve estar preparado para entender que os elementos grandes são importantes, já que os ambientes são grandes também.

Se você quer entender melhor como adaptar a sua edificação ou cômodo para o estilo industrial, venha para a Sólida Engenharia e Arquitetura.

Nossa equipe está preparada para auxiliar você nas melhores escolhas para transformar os ambientes.

Veja mais:

Como usar a iluminação na decoração da casa

COMPARTILHE